Conhecendo detalhadamente cada um dos 5S's.
1.º S - SEIRI - DESCARTE
"separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".
Esta é a fase mais simples, porém a mais difícil de realizar, pois além de ser fundamental para o restante do processo ela marca uma grande mudança de cultura, a partir de agora guardar coisas não será mais como era antes, daqui para frente só teremos no setor coisas que realmente utilizamos.
Nesta fase, o local trabalho começa a ser colocado em ordem, tudo que está no setor é classificado, o que não tem utilidade ou é excesso deve ser descartado, podendo até ser aproveitado em outras áreas, porém não é permitido deixar qualquer coisa sem utilidade para o setor.
Esta é a hora de descartar mesmo, por exemplo, é comum uma peça que foi retirada de uma maquina ficar guardada, se foi retirada da máquina é porque não está boa, então DESCARTE.
Não deixe nada em duplicidade no setor, não permita excesso de estoque, se o consumo de um item é uma peça por mês qual a explicação para ter três guardadas no setor, é desperdício, tenha uma apenas e mês que vem compra-se outra.
Classificação de objetos úteis dos inúteis deve seguir os seguintes criterios:
• o que é usado sempre: próximo ao local de trabalho.
• o que é usado ocasionalmente: um pouco afastado do local de trabalho.
• o que é usado raramente, mas necessário: deve ser separado, em local determinado e comum a todos os setores da empresa.
• o que for desnecessário: deve ser aproveitado em outro setor, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço necessário e atrapalha o trabalho.
Algumas vantagens dessa etapa são:
• Redução de gastos com espaço, estoque, armazenamento, transporte e seguros.
• Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção.
• Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou produtos armazenados.
• Aumenta a produtividade das máquinas e pessoas envolvidas.
• Traz maior senso de humanização, organização, economia, menor cansaço físico e maior facilidade de operação.
Importante:
Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar.
É importante registrar a situação atual da organização, em todas as áreas, especialmente onde forem percebidas necessidades de melhoria.
Não cometa um erro comum, muitas empresas quando iniciam o 5S colocam logo um quadro com fotos, planilhas, controles, etc. não faça isso nosso objetivo é simplificar o trabalho e eliminar desperdício, então não burocratize o que é simples.
No proximo post você vai conhecer o 2º S - SEITON - ARRUMAÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário